Ao final do dia 25 de Outubro de 2013, uma linha de grande instabilidade formada no mar, a S-SW do Algarve, aproximou-se lentamente da costa e detendo grande actividade eléctrica, a qual durou até à madrugada do dia 26 de Outubro. Uma outra célula convectiva formou-se na zona de Aljezur já ao início da noite, proporcionando também um belo espectáculo eléctrico. Este é um vídeo captado na zona das Ferreiras e que representa um pouco do que se passou na noite em causa.

Trovoada no barlavento Algarvio, no dia 25 e 26-10-2013

Vídeos de 2013

O desenvolvimento das nuvens é algo espantoso mas que passa muitas das vezes despercebido. Ao acelerar as imagens, conseguimos visualizar toda a beleza associada a esse mesmo desenvolvimento. O próximo vídeo é um exemplo desta mesma situação, retratando a evolução de vários cumulus na zona de Silves.

Cumulus Timelapse

Uma linha de instabilidade, proveniente de Espanha e que entrou em Portugal na zona de Barrancos, tomou o sentido S-SW, em direcção à zona do Cachopo-Barranco do Velho. Estas fotos foram captadas precisamente uns quilómetros antes de chegar ao Cachopo. A zona de Martinlongo acumulou quantidades significativas de precipitação, com cerca de 40mm acumulados numa hora. Seguidamente a precipitação dirigiu-se mais para Sul, deixando acumulados interessantes na zona do litoral do Sotavento e até Armação de Pêra. Ficam aqui um pequeno vídeo sobre a situação em causa.

Linha convectiva no Barranco do Velho, em 29-08-2013

O final do dia 20 de Maio de 2013, ficou marcado por muita instabilidade atmosférica e pela ocorrência de uma trovoada na zona de Lagoa. O vídeo seguinte captou as imagens dessa mesma trovoada.

Trovoada em Lagoa, no dia 20-05-2013