O projecto

 

Desde os primórdios dos tempos que os fenómenos atmosféricos maravilham os humanos. De manifestações dos Deuses, a castigos celestiais, foram várias as explicações para estes mistérios com origem nos céus. Em 350 a.C. Aristóteles escreve o primeiro livro sobre meteorologia, intitulado “meteorologica” e, mais tarde, no século IX, o naturalista curdo Al-Dinawari escreve o “Livro das Plantas”, onde são feitas as primeiras dissertações sobre fenómenos meteorológicos como o vento, tempestades e relâmpagos. Em Portugal, os primeiros registos e observações meteorológicas foram realizadas pelo médico Tomás Heberden, no Funchal, entre os anos 1747 e 1753. Desde essa data, a ciência da meteorologia sofreu avanços muito significativos, com especial destaque para o século XX. Actualmente, grande parte destes fenómenos já tem a devida explicação científica, embora ainda subsistam muitos “segredos” por desvendar, na sua totalidade.

 

Permanece, no entanto, a “magia” subjacente à observação directa dos fenómenos atmosféricos mais extremos, em que todo o poder da atmosfera é revelado aos olhos de quem os observa. Da pura emoção, à descarga de adrenalina sentida em cada relâmpago que atravessa os céus e ao medo intrínseco do desconhecido, são estas sensações que impelem os “caçadores de tempestades” a perseguirem essas mesmas manifestações da atmosfera, com o objectivo de as “viverem” e de capturarem esses momentos em fotografia e vídeo.

 

Nasceu, assim, o projecto ExtremAtmosfera, com o objectivo de eternizar, em fotografia e vídeo, as várias manifestações atmosféricas ocorridas em solo português e, sempre que possível, noutros locais do planeta, partilhando-as, depois, com todos os interessados através do presente site. Em colaboração com a Troposfera - Associação Portuguesa de Meteorologia Amadora, também já viajámos até aos EUA, para presenciar as tempestades mais belas do planeta.

Depois da presença nos EUA em 2015, 2018 e 2019 e com toda a experiência já adquirida, pretendemos, agora, proporcionar a outras pessoas apaixonadas pelos fenómenos atmosféricos, a oportunidade de experienciarem connosco, o poder das tempestades em solo americano. Passamos, então, a organizar excursões (stormchasing tours) ao Tornado Alley, com a primeira viagem a acontecer já em Maio de 2020.

 

A equipa

 

O fundador do projecto, Bruno Gonçalves e, o mais recente elemento da ExtremAtmosfera, o Henrique Santos, com quem já partilhei várias caçadas memoráveis.

Bruno Gonçalves

Apaixonado por todo o tipo de fenómenos meteorológicos extremos e ao seu registo em fotografia, vídeo e timelapse. Poder proporcionar a outras pessoas aquilo que sinto na presença destas tempestades, é um grande objectivo!

  • Preto Ícone Instagram

Henrique Santos

A paixão pelos audiovisuais, em sintonia com a meteorologia, acaba por ser um vício que alimenta a minha vontade de captar estes fenómenos cada vez mais e melhor. Partilhar esta experiência incrível é um sonho tornado realidade.

  • Preto Ícone Instagram

 

Algumas entrevistas nos Media

 

De forma a podermos explicar a todos esta nossa paixão e o que fazemos, temos tido o prazer de estar presente em algumas entrevistas nos Media. Fica aqui um apanhado das mesmas, onde poderão ficar a conhecer um pouco mais sobre a ExtremAtmosfera:

  • Participação no programa "Você na TV" da TVI (Novembro 2019);

  • Teaser do Documentário "No Caminho dos Tornados" na SICRadical (Agosto 2019);

gwn_partner_logo.png

Parceiros

Troposfera
meteoestrela (Troposfera).png
bwlogo.png

ExtremAtmosfera is a verified partner of Global Weather Net

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Vimeo
  • Branca Ícone do Flickr
  • Branco Twitter Ícone

© 2013 by ExtremAtmosfera
extrematmosfera@gmail.com