PREVISÃO ESPECIAL 20 E 21 OUTUBRO - DEPRESSÃO BÁRBARA
AVISO VERMELHO EMITIDO PARA DIA 20 - PRECIPITAÇÃO

As previsões apontam para precipitação forte e persistente, vento Forte a Muito Forte e alguma trovoada. Agitação marítima também a aumentar.

 

AVISO IPMA

map.jpg

O IPMA colocou com AVISO VERMELHO para precipitação Forte e Persistente, os distritos de Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Setúbal e Portalegre e estendeu agora mesmo (10h00) o AVISO VERMELHO aos distritos de Évora, Beja e Faro, mantendo o AVISO LARANJA para os restantes. Todos os Avisos em vigor aqui.


PRECIPITAÇÃO 3H (AROME)

Precip_Arome.gif

Olhando para a última actualização do AROME, a situação para os distritos  a Sul do Montejunto-Estrela, poderá ser muito complicada, com acumulados previstos na ordem dos 60mm ou mais, em 3horas apenas. Uma situação a acompanhar atentamente.
 

PRECIPITAÇÃO 6H (ECMWF)

Precip-ECM.gif

O ECMWF continua a colocar mais precipitação que o GFS, com o pico a chegar a partir do final da manhã de hoje e mantendo-se pela tarde. Este modelo coloca uma situação a requerer muita atenção, pois os acumulados poderão rondar os 50mm a 60mm no litoral Centro principalmente, 40mm a 50mm no litoral Norte e zonas montanhosas, e os 20mm a 30mm no Sul. Boas perspectivas para o Algarve também, com valores idênticos.

O dia de 4.ª Feira será de aguaceiros Moderados a Forte, e pontuais, um pouco por todo o Continente.


 

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA (ECMWF)

0.png

De acordo, também, com o ECMWF, fica o mapa para a previsão da precipitação acumulada até 4.ª Feira. Destaque para o dia de Terça-Feira, onde os acumulados poderão ser muito significativos, principalmente ali na faixa Lisboa/Setúbal – Castelo Branco – Guarda, podendo chegar aos 90mm no Litoral e aos 150mm nas zonas montanhosas em 24 horas. O GFS não é tão generoso, pelo que os valores finais poderão ficar numa posição intermédia entre os dois modelos mas, ainda assim, sempre muito significativos.



RAJADAS (KM/H) (GFS E ECMWF)
 

5.png

Outra situação a ter em conta, será a velocidade do vento, que irá soprar de Sul e aumentar durante a tarde de 2.ª Feira mas, principalmente, durante o dia de Terça-Feira. As rajadas poderão rondar os 90-120km/h no litoral de Norte e Sul, e os 130km/h nas terras altas. 

A ondulação irá aumentar também, principalmente durante o dia de Terça-Feira, para alturas a rondar os 4 metros de SW.



CONCLUSÕES

Ou seja, no cômputo geral, e de acordo com o que os modelos nos dizem neste momento (20-10-2020 às 09h00), teremos precipitação muito significativa entre o final da manhã e o final da tarde de hoje, com Avisos LARANJA (Precipitação) e VERMELHO (Precipitação), e LARANJA (vento). Atenção à questão da maré, que estará a encher durante a tarde e poderá coincidir com altura de maior precipitação. Existem algumas diferenças nos acumulados previstos pelos vários modelos, mas será sempre uma situação com muita precipitação. Resta confirmar se ficará mais no Norte e Centro (GFS), ou bem repartida pelo Sul também (ECMWF). Atenção especial também ao vento, que se fará sentir com muita intensidade, especialmente durante a tarde de hoje.

Actualizaremos esta informação assim que se justificar.

Mantenham-se atentos aos Avisos e Alertas das Entidades Oficiais (IPMA e Protecção Civil) e acompanhem as nossas actualizações.

Previsão em colaboração com METEOFONTES

 

gwn_partner_logo.png

Parceiros

Troposfera
meteoestrela (Troposfera).png
bwlogo.png

ExtremAtmosfera is a verified partner of Global Weather Net

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Vimeo
  • Branca Ícone do Flickr
  • Branco Twitter Ícone

© 2013 by ExtremAtmosfera
extrematmosfera@gmail.com